Juventude no trabalho: Desafios e oportunidades para um ambiente mais seguro

Ansiedade e Saúde Mental
outubro 31, 2023
Ansiedade e Saúde Mental
outubro 31, 2023

Juventude no trabalho: Desafios e oportunidades para um ambiente mais seguro

As organizações Agenda Jovem Fiocruz e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio publicaram no início do mês de dezembro de 2023 estudo intitulado “Pesquisa Panorâmica da Situação de Saúde de Jovens Brasileiros de 2016 a 2022”.

Este estudo apresenta dados preocupantes relacionados aos jovens no mercado de trabalho. Foram notificados no período analisado 324.000 casos relacionando acidentes de trabalho com jovens, representando este percentual um terço de todas as notificações de acidentes de trabalho do período. Deste total, 78% envolviam homens.

Quando a análise especifica acidentes com materiais biológicos, 37% do total é associado aos jovens, sendo que o público feminino representa 74% de todos os acidentes notificados.

Do total de trabalhadores que procuram assistência médica para tratamento de transtornos de saúde mental, 58% situavam-se na faixa etária de 25 a 29 anos, sendo que deste percentual, 74% eram mulheres.

Transtornos mentais foram a principal causa de internação entre homens de 15 a 29 anos. Esquizofrenia, psicose e uso de drogas também foram pontuados na pesquisa, não necessariamente associados ao ambiente laboral.

Mulheres jovens, representando 73% dos casos, são vítimas de violência física, psicológica e sexual.

Esta situação atesta mais uma vez a importância de as organizações desenvolverem ações de prevenção visando eliminação dos acidentes de trabalho. A questão da segurança no ambiente laboral deve ser incentivada pelas organizações de forma a criar uma cultura que elimine, ou pelo menos minimize, ocorrências desta natureza.

Afastamento do trabalho em função de acidentes que poderiam ter sido evitados gera custos significativos para a empresa e para o sistema público de saúde, além, e principalmente, dos reflexos na saúde e às vezes até na vida dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *